Os automóveis enormes começam por ser uma questão de imagem, mas há quem recuse dar nas vistas sem abdicar de elevadas performances. Para muitos um Porsche é um sonho, para outros é um rótulo dispensável e é por isso que o BMW 340i pode fazer a diferença. Não é um M3 (e isso também pode ser positivo), mas não está muito longe desse patamar desportivo...
O motor de seis cilindros com 3.0 litros debita 326 cv e tem 450 Nm de binário. Ganhou 20 cv e 50 Nm face ao anterior 335i, e isso faz toda a diferença ao nível das performances e sobretudo nas retomadas de aceleração.
A elasticidade dos seis cilindros responde rapidamente no meio do trânsito urbano, da mesma forma que mostra o seu potencial na altura de avançar para uma ultrapassagem rápida em estrada. Está limitado aos 250 km/h, mas é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Em termos dinâmicos mantém-se fiel à tradição desportiva da BMW.
A suspensão é o melhor exemplo do que podemos associar a um BMW, onde a regulação é sempre mais seca do que a dos seus concorrentes da Audi, Mercedes e até Jaguar. Mas o sistema de gestão adaptativo (custa 600 euros) assegura um compromisso interessante, apesar de privilegiar o comportamento face ao conforto absoluto. Os BMW são assim e é por isso que têm adeptos indefectíveis...
Motor 6 cilindros
Cilindrada 2 998 cc
Potência máxima 326 cv/5 500-6 500 rpm
Binário máximo 450 Nm/1 300-5 000 rpm
Velocidade máxima 250 km/h
0 a 100 km/h 5,2 s
Consumo médio 6,5 litros/100 km
Emissões de CO2 152 g/km
Preço desde 62 217 (VER PREÇOS)
+ CARÁCTER. O carácter desportivo é tão evidente como as características de um modelo pensado para a família.
- EQUIPAMENTO. Há demasiados opcionais que fazem subir o preço de forma assustadora: os BMW são assim...