BMW 340i: para famílias apressadas

Os automóveis enormes começam por ser uma questão de imagem, mas há quem recuse dar nas vistas sem abdicar de elevadas performances. Para muitos um Porsche é um sonho, para outros é um rótulo dispensável e é por isso que o BMW 340i pode fazer a diferença. Não é um M3 (e isso também pode ser positivo), mas não está muito longe desse patamar desportivo...

O design tem tudo a ver com a imagem da BMW e com qualquer modelo da Serie 3, mas as aparências iludem, seja na imagem exterior, seja no habitáculo onde qualquer cliente da BMW se pode sentir em casa. A posição de condução é uma referência, a ergonomia merece aplausos, a qualidade de construção e dos materiais está isenta de críticas e o espaço disponível é honesto para este segmento. As diferenças face aos modelos "normais" da Serie 3 são feitas com as "paletes" de opcionais disponíveis, apesar de todas elas terem um custo que nunca é reduzido...

O motor de seis cilindros com 3.0 litros debita 326 cv e tem 450 Nm de binário. Ganhou 20 cv e 50 Nm face ao anterior 335i, e isso faz toda a diferença ao nível das performances e sobretudo nas retomadas de aceleração.

A elasticidade dos seis cilindros responde rapidamente no meio do trânsito urbano, da mesma forma que mostra o seu potencial na altura de avançar para uma ultrapassagem rápida em estrada. Está limitado aos 250 km/h, mas é capaz de passar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Em termos dinâmicos mantém-se fiel à tradição desportiva da BMW.

A suspensão é o melhor exemplo do que podemos associar a um BMW, onde a regulação é sempre mais seca do que a dos seus concorrentes da Audi, Mercedes e até Jaguar. Mas o sistema de gestão adaptativo (custa 600 euros) assegura um compromisso interessante, apesar de privilegiar o comportamento face ao conforto absoluto. Os BMW são assim e é por isso que têm adeptos indefectíveis...

O 340i é um desportivo familiar e ninguém pode imaginar que é possível realizar as médias de 6,5l/100 km litros anunciadas. Numa toada rapidinha, sempre dentro dos limites de velocidade, não é difícil conseguir consumos na casa dos 8,0 l/100 km, mas quem tiver o pé pesado chega facilmente aos 11 l/100 km ou muito mais além para quem quiser andar a voar baixinho. Tudo é relativo...


FICHA TÉCNICA

 Motor 6 cilindros
Cilindrada 2 998 cc
Potência máxima 326 cv/5 500-6 500 rpm
Binário máximo 450 Nm/1 300-5 000 rpm
Velocidade máxima 250 km/h
0 a 100 km/h 5,2 s
Consumo médio 6,5 litros/100 km
Emissões de CO2 152 g/km
Preço desde 62 217 (VER PREÇOS)

+ CARÁCTER. O carácter desportivo é tão evidente como as características de um modelo pensado para a família.
- EQUIPAMENTO. Há demasiados opcionais que fazem subir o preço de forma assustadora: os BMW são assim...

Em destaque